Setembro Amarelo nas empresas Cuidar da Saúde Mental é cuidar do negócio
- Merry Rodrigues
- 29 de ago. de 2025
- 1 min de leitura

Saúde Mental no Trabalho- Menos afastamentos, mais resultados.
Nos últimos dois anos, os afastamentos por transtornos mentais no Brasil aumentaram em 134%, saltando de 201 mil para 472 mil casos entre 2022 e 2024 — uma crise que exige atenção imediata das empresas. (Fonte: em.com.br, csb.org.br)
O Setembro Amarelo nos lembra de algo essencial: são as pessoas que fazem o seu negócio acontecer.
Falar sobre saúde mental no ambiente corporativo precise ser um compromisso contínuo com a vida, a escuta e o respeito. Estimular diálogos, oferecer apoio psicológico e reduzir estigmas salva vidas e fortalece equipes.
Dois pontos que as empresas não podem ignorar:
1. O clima organizacional impacta diretamente nos resultados — ambientes de pressão tóxica elevam o adoecimento, o absenteísmo e a rotatividade.
2. Prevenção é mais eficaz (e menos custosa) do que intervenção tardia — equipes preparadas além de reduzirem incidências de crises, aprendem a lidar melhor com elas.
Ações práticas que podem ser implementadas:- Programa de escuta ativa: promover rodas de conversa mediadas por psicólogos ou consultores para dar voz e acolhimento aos colaboradores.- Formação de líderes contemplando estratégias para cuidar da saúde mental, preparar gestores para reconhecer sinais de sobrecarga emocional e conduzir conversas de apoio de forma empática e direcionar para um plano de ação eficaz
Que tal transformar este mês em um ponto de partida para ações consistentes na sua organização? Investir em saúde mental é investir no maior patrimônio da empresa: as pessoas.
#SetembroAmarelo #SaudeMentalNoTrabalho #RH #clima organizacional #EmpresasHumanizadas
Merry Rodrigues - Psicóloga /CRP 06/44316




Comentários